quinta-feira, abril 29, 2010

Administração de Condomínios nº 10 / 2010 - O SEGREDO DE SE FAZER BEM FEITO versus O SEGREDO DE SE COBRAR O QUE TEM QUE SER FEITO.


         Naturalmente que o grau de participação de gestores em uma administração condominial proativa, interativa, inteligente, responsável e totalmente transparente, focada objetivamente em resultados, está ancorada na Integridade e Competência desses Gestores em saberem organizar estratégica e logisticamente todo o seu plano plurianual de metas – ano a ano –, conjugando os esforços no sentido de fazer a integração da administração para com terceiros: subsíndicos, conselheiros, membros de comissões de moradores e de empregados, empregados, prestadores de serviços, fornecedores, condôminos e órgãos de governo, de forma clara, questionando responsabilidades na esfera de trabalho, ouvindo críticas diversas de todos os envolvidos direta e indiretamente na administração, formando opiniões para que em consenso com seu corpo administrativo, operacional e de consultores, possa formar uma linha de base que os levem à organização de um planejamento e ao controle de atividades que resultem em definições claras de objetivos a serem sugeridos, aprovados em assembléias e executados, materializando-os, criando e agregando valores aos bens patrimoniais predial e social –, corrigindo desvios de cursos pelas mitigações de seus riscos pontuais, viabilizando soluções que os mantenham rumo aos objetivos previamente definidos com minimização de custos e riscos, maximização de retornos de resultados, com qualidade.

         Qualidade administrativa se alcança com conhecimento, dedicação e trabalho técnico de gestão – teórico e prático –, sempre priorizado pelas necessidades da comunidade condominial que participativamente interage com os administradores quanto as suas manifestações de interesses, formulações de idéias, priorizações e avaliações de projetos por centros de custos contábeis, definindo as regras de condução dos assuntos pelas constantes cobranças de resultados, pela entrega de balancetes mensais, fiscalização de saldos de contas bancárias e caixa da administração, controle de estoques, manutenção de despesas ordinárias em função das previsões orçamentárias, ou seja, buscando a eficiência, por excelência.

         Acreditando nessas premissas básicas acima expostas, este presente Relado de Situação ora disponibilizado aos senhores tem como único objetivo Gerar Propostas de Soluções aos Problemas Pontuais levantados no dia-a-dia das atividades de um Síndico ou Gestor Profissional, ora por falta de planejamento mais detalhado, ora por falta de cumprimento de metas apresentadas e não previstas, mitigando erros de gestão e buscando sempre o retorno ao viés da gestão proficiente.

         Acima podem encontrar a “Fórmula do Sucesso” –, com todos os subsídios para que em anos próximos e futuros, erros crassos não sejam praticados por gestores que venham a comprometer todos os esforços dos senhores em, no presente, darem início a um trabalho bem feito, com total comprometimento, registrando a marca do sucesso em todas as atividades de gestão.

Marco A. G. Castro  é Consultor de diversos Gestores de Corporações, Administradoras e Condomínios Comerciais e Residenciais no Rio de Janeiro (presencial) e em outros estados do Brasil (via WEB), Consultor/Orientador de Alunos Universitários em TCC (via WEB) e Autor dos Livros Digitais de Gestão Condominial Objetiva e Focada em Resultados - "Abrindo a Caixa Preta da Administração do Condomínio e Virando a Mesa" - 854 págs , "KIT A.G.O. - Estratégia e Logística para Conquista ou Manutenção de Gestão-  58 págs e, Constituição e Alavancagem de Administradoras de Condomínios e Imobiliárias - Estratégia e Logística. A Bíblia da Gestão Empreendedora " - 801 págs.

E-mail e Skype:  marcoagcastro@hotmail.com
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