segunda-feira, maio 23, 2011

Administração de Condomínios nº 14 / 2011 - Parametrizando Ganhos Patrimoniais em seu Condomínio.

Mais-valia condominial.

Para refletir.

         Tendo em vista que os recebimentos e gastos registrados contabilmente nos balancetes emitidos pela administradora de seu condomínio, descontados as Receitas e Despesas Transitórias que mascaram os resultados mensais desses balancetes - receitas antecipadas e despesas de adiantamentos ou mesmo pagamentos efetuados no último dia do mês que não foram contabilizados no mês de competência - distorcem sobremaneira as análises sobre os resultados mensais, posso concluir que jamais chegará a um resultado esperado de quanto houve de investimentos / ganho de patrimônio por unidade, via Balancete, uma vez que os condomínios trabalham com o sistema de rateio de despesas (Código Civil) e que os gestores sempre contam para cobertura de seus Déficit's Orçamentários Anuais e outros Investimentos, com os RECURSOS COMPULSÓRIOS que alavancam seus Fluxos de Caixas através das cobranças de inadimplentes ou mesmo locações de espaços (enfatizando), procurando fazer com que ao final das gestões seus Fluxos de Caixa Geral não sejam negativados.

Em resumo: Todas as Receitas de Inadimplentes o são, por regra geral, "Ordinárias Passadas (principal)" acrescidas de juros a título de atualização monetária (Correção Ordinária do Principal Passado), juros moratórios e multas, sendo estas duas últimas “Receitas Não Ordinária”, ou seja, Extraordinárias, não representando qualquer Ganho Patrimonial (investido ou não).

Parametrizando:
  1. Quanto aos recursos advindos de locações até então não existentes (Total de Recursos), podemos dividi-los pela Fração ideal e chegar a conclusão de quanto seu patrimônio foi valorizado pelos gestores em referência (últimos doze meses), por atos de gestão;
  2. Quanto aos recursos economizados pela eficiência da máquina proficiente, difícil se faz calculá-los para computá-los ao primeiro parâmetro acima.
Concluindo: A quantificação do Ganho Patrimonial gerado pelo esforço dos gestores em criar e agregar valores pode ser feita única e exclusivamente através do somatório de todas as Receitas Extraordinárias resultantes do esforço de sinergia em gerar novas riquezas através da obtenção de recursos até então não recebidos pelo condomínio - Locação de Espaço para instalação de antenas de telefonia ou transmissão de dados, coleta seletiva de lixo, recolhimento de óleo - ou mesmo, excepcionalmente, através do resultado obtido pelas atividades dos empregados bem qualificados e profissionalmente treinados para desenvolver suas atividades com qualidade, menores custos e riscos, poupando esforços e produtos, ou seja, atuando com eficiência.

Uma mensagem final.

         O Gestor Inteligente, Responsável, Transparente que promove a eficiência do funcionamento da máquina condominial - econômico, financeiro, contábil, jurídico, administrativa, de recursos humanos, de manutenção preventiva e corretiva, físico de estrutura predial e social interna e externa, de gestão de contratos (físico e financeiro) - não precisa se preocupar com a quantificação financeira dos ganhos apontados no item dois, acima parametrizado, tendo em vista que seus resultados são transparentes aos olhos dos condôminos e o Ganho Patrimonial dar-se-á pelo Mercado Imobiliário - valor da unidade - e não por resultados hipotéticos e resultantes de aplicações de modelos matemáticos complexos.

Marco A. G. Castro  é Consultor de diversos Gestores de Corporações, Administradoras e Condomínios Comerciais e Residenciais no Rio de Janeiro (presencial) e em outros estados do Brasil (via WEB), Consultor/Orientador de Alunos Universitários em TCC (via WEB) e Autor dos Livros Digitais de Gestão Condominial Objetiva e Focada em Resultados - "Abrindo a Caixa Preta da Administração do Condomínio e Virando a Mesa" - 854 págs , "KIT A.G.O. - Estratégia e Logística para Conquista ou Manutenção de Gestão-  58 págs e, Constituição e Alavancagem de Administradoras de Condomínios e Imobiliárias - Estratégia e Logística. A Bíblia da Gestão Empreendedora " - 801 págs.

E-mail e Skype:  marcoagcastro@hotmail.com
Tels: 55  21  996131211 Vivo WhatsApp  /   99177 0012 Claro

Em se beneficiando de alguma matéria e quiser fazer uma contribuição/doação ao Autor, retorne à esta página e o faça através do PagSeguro.


Nenhum comentário:

Na dúvida fale diretamente com Marco Castro.

Nome

E-mail *

Mensagem *